segunda-feira, 21 de maio de 2012

Gêmeos - dicas para principiantes

Ser mãe de dois ao mesmo tempo é uma loucura, não vamos negar. Dá aquele trabalho que todo mundo insiste em te lembrar cada vez que você sai na rua (olá, pessoas inconvenientes1) e é difícil, mas não impossível. Para tirar um pouco do peso dessa tal responsabilidade de ter gêmeos e para ajudar futuros pais de dois, resolvi separar algumas dicas sobre como cuidar e se organizar nessa vida múltipla, algo que teria sido muito útil há quatro meses atrás pra mim "exclusive". O fato é que sobrevivemos! E aqui está o que eu aprendi nesses últimos meses:

- Não entre em pânico! Tá, você tem direito de dar uma surtada ou outra, de vez em quando, mas foco é importante, minha gente. Não se preocupe, você dá conta. Tudo nessa vida se aprende, se adapta, se desenvolve. Chorei um bocado, achei que não ia dar conta, mas deu tudo certo, olha só! Eu ainda lembro da cena de quando a gente estava no hospital, Isabella tinha acabado de subir para o quatro depois de dois dias na UTI e a Maria já estava lá com a gente, ficamos nos quatro ali sozinhos pela primeira vez. O Marco me olhou com uma cara de "xi, e agora?". Me deu um frio na barriga, mas ele passou logo, assim que uma delas já começou a pedir por leite. E eu não tenho parado desde então. Oi? Fato: foi a melhor coisa que a gente fez na vida! Nunca fui tão feliz.

Untitled
Nós, quando elas tinham acabado de completar dois meses

- Tudo ao mesmo tempo é melhor do que uma de cada vez. Quando elas eram recém-nascidas eu achava melhor quando uma acordava e a outra ficava dormindo para poder dar a atenção devida para cada uma e, é bem verdade, eu tinha medo do caos. Cuidar das duas ao mesmo tempo, dar de mamar de uma vez só, era tudo muito assustador, vamos combinar. Mas, depois, eu fui percebendo que não era aquele bicho de sete cabeças. Agora, eu prefiro quando as duas acordam ao mesmo tempo. A gente entra no modo "ação" e já virou rotina. No inicio da noite, por exemplo, eu e o Marco brincamos um pouquinho com elas no berço e fazemos shantala nas duas. Eu já separo as roupas, toalha, fralda, coloco a água na banheira e tudo mais, enquanto as duas se divertem com o pai no berço, depois escolho a mais esfomeada para dar um banho. Coloco a roupa enquanto o Marco joga a água da banheira fora e enche de novo. E quando eu já estou na sala dando de mamar, ele já está terminando o banho na outra. Parece complicado, mas a gente já pegou o ritmo, o que nos leva a outra dica.

 - É preciso estratégia e organização. No início, a gente tinha uma tabela para marcar o horário das mamadas e dos remédios, e foi ótimo. Também faço pequenas coisas que ajudam na hora da correria como arrumar as roupinhas na gaveta em pares, já que elas não vestem nada igual, para não ter que ficar procurando a roupa de uma e da outra. Quando as duas acordam eu já penso rápido, vamos fazer isso, isso e isso. Nada de ficar contemplando ideias. Vamos passear, depois a gente volta e dá banho. Vai e faz, pronto, partimos para outra. Ficou complicado? Não deu tempo de tomar banho ou dar aquele passeio? Muda o plano. Com a prática a coisa vai ficando mais fácil.

Untitled
Com alguns dias de vida, em um dos banhos de sol debaixo do prédio

 - Não tenho medo de sair de casa. Acho que isso acontece com todos os pais de primeira viagem, imagine quando se tem dois bebês. O Marco já tem preguiça de sair normalmente, então eu não podia cair no conformismo, minha gente. Não sofri para sair com elas. Achei até fácil. Não complique as coisas, separe tudo, carregue tudo e pronto. Aqui em casa a gente tem a bolsa arrumada em menos de cinco minutos. É só entrar no esquema: quatro fraldas descartáveis (eu antes levava duas e me dei mal uma vez no consultório do pediatra), duas fraldas de pano, lenço umedecido, roupinhas para as duas, trocador portátil, duas mamadeiras, leite em pó e uma mini térmica com água quente.

- Pare de ver tudo como um trabalho. Acho que essa vale para quem tem um filho só também. Minha gente, ter filho dá trabalho, "get over and move on". Eu percebi que se ficasse pensando em quanto as coisas eram complicadas, no quanto eu tinha que fazer, nas noites que eu passava em claro, não ia adiantar nada. Eu ia ter que fazer tudo do mesmo jeito, afinal existiam duas pequenas ali que dependiam de mim e pronto. Estar disponível para elas foi a melhor coisa que eu poderia ter feito. A rotina fluiu. É claro que a gente passa por momento e de vez em quando dá preguiça, mas se você ficar remoendo é mil vezes pior. De novo, entra no modo "ação" e aproveita os bons momentos.

 - As coisas vão melhorar. Pode parecer que não há luz no fim do túnel, especialmente nos primeiros dois meses quando você dorme 1 hora e depois já tem que acordar para dar de mamar, fica acordado por 2 horas e depois dorme mais 1 hora de novo, mas as coisas vão melhorar. Os primeiros meses são difíceis mesmo, é pura doação, mas aos poucos o processo vai ficando mais fácil. Cada dia vai surgir uma novidade, uma nova conquista, um sorriso aqui, um passeio sem choro, uma boa noite de sono (sim, elas existem!) e você vai ver que faz parte de um mundo maravilhoso. E que sim, o amor é em dobro e ele transborda demais.

7 comentários:

  1. Tati valeu pelas dicas! Realmente imagino que cuidar de dois nao seja nadinha com a rotina de cuidar de um so (como tenho costume). O que me inquieta um pouco é cuidar de 2 mais um sem deixar muito de lado a primogenita. :/ Sei que assim q os gemeos chegarem os prmeiros meses vai ser dificilimo conciliar tudo, mesmo com ajuda mas sei q ela vai querer a atençao da mãe!! rs
    Mas desde ja suas experiencias com as meninas vao me ajudar bastante. ;) Thanks!!

    ResponderExcluir
  2. Voltando so pra comentar essa pena das pessoas em relaçao aos pais de gemeos: nossa, vai dar muito trabalho!!!!!!!! Isso tem me irritado bastante. Aqui na França ainda parece q vc foi amaldiçoado pelo fato de ter engravidado de gemeos.
    Eu ja imagino que dê trabalho, mas as pessoas so pioram com esses comentarios piedosos. Eu ja to imaginando quando sairmos na rua com eles mais minha filha mais velha quais nao serao as observaçoes. Contar até mil e ignorar.rs

    ResponderExcluir
  3. Ai... que delícia ler esse texto... me deu um alento... adorei o Get over e move on ;-)
    Tks!!!

    ResponderExcluir
  4. eu simplesmente adoro seu blog....sempre que posso estou aqui lendo....beijos

    ResponderExcluir
  5. Olá Tati !
    Estoou a espera de dois meninos e ja tenho um com 2 anos e 5 menses!
    Sei que não vai ser fácil mas ler o seu blog nos da mais calma!
    Tem como vc me enviar o modelo de sua tabela de organização?gomes.aline@gmail.com
    Abraço
    Aline Glomb

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Aline! Parabéns! É uma grande aventura você vai ver.
      No fim, achei que essa tabela me atrapalhou, viu? Meu conselho é não fazer. Deixar mamar no peito em livre demanda mesmo. E você não vai confundir se deu peito pra uma ou outra. Só o remédio mesmo que é bom anotar. Aqui era a única coisa que confundia :)

      Beijos

      Excluir
  6. Muito bom seu post
    Tenho duas meninas que ficaram 01 mes na UTI.. farao 02 meses dia 01/11.. são minha vida agora!!!
    Pena que meu maridao não me ajuda... é eu e eu!!!! agora aprendi a usar o bebe conforto para dar a mamadeira as duas de uma vez!!! minha tendinite esta me matando...

    Logo logo vou arrumar meu blog e comentar minha história!!!!

    Beijosss

    ResponderExcluir