segunda-feira, 12 de novembro de 2012

Para quem espera gêmeos

Eu estava vendo hoje algumas fotos minhas grávidas e fiquei pensando o quanto a minha vida tá diferente, o quanto eu estou diferente. Quem é aquela menina de barrigão mesmo? Na verdade, há alguns dias eu estava pensando em escrever este post, uma carta para as futuras mães de gêmeos (especialmente as de primeira viagem na maternidade, como eu), uma carta para aquela menina grávida de barrigão das fotos, a eu do passado, para dizer um pouco sobre o que eu aprendi até aqui, o que eu queria saber lá atrás. Então, vamos lá:

IMG_5655
Eu com 31 semanas

Eu fui uma grávida "felizaça", só assim, inventando palavra, pra descrever. Apesar dos incômodos, e olha que eu tive todos (até sangramento no nariz, raríssimo entre as gestantes), do estresse no trabalho, das decisões que eu tive que tomar, do fato que eu não conseguia dormir a partir dos 5 meses ou levantar da cama sozinha no final, de toda aquela coisa chata do repouso a partir do 7° mês. Hoje de manhã eu estava me lembrando de como eu tinha que virar de lado, apoiar o braço, segurar a barriga pra levantar da cama e achei engraçado. Apesar de tudo isso, eu fui uma grávida nas nuvens, eu me cuidei, eu pensei direitinho no parto, eu tomei suco de couve todo dia, eu cortei refrigerantes, fiz hidroginástica, fiz tudo direitinho e acho que valeu muito a pena. As meninas nasceram super saudáveis de 34 semanas e aí nada tinha me preparado para o que iria acontecer a partir dali.

E então, eu percebi que eu não tinha me preparado para o que iria acontecer  a partir dali. Com exceção da compra do enxoval, eu não tinha ideia de como cuidar de um bebê e achava que eu simplesmente ia saber o que fazer. E, de fato, você acaba sabendo. Mas, olhando pra trás, eu acho que poderia ter estudado mais, especialmente sobre a amamentação. Eu lembro que fiz um curso para grávidas no hospital e quando a enfermeira começou a falar sobre amamentação eu nem prestei muita atenção, pensei "ah, tem que saber tudo isso? na hora eu vou saber o que fazer" Rá, in your face, Tatiana! É fato que tudo aquilo que estava sendo explicado era para um bebê só, dois é ainda mais complicado. Queria ter pensando mais sobre estocar leite, amamentar e complementar com o meu próprio leite, por que não? Ter pesquisado que, por exemplo, nos EUA as mães de múltiplos conseguem amamentar seus filhos até 1 ano de idade só com leite materno na mamadeira. Será que essa seria uma boa opção? Talvez. Mas na hora do aperto não dá tempo de pesquisar nada. Por isso, queria ter estudado um pouco mais antes.

É claro que eu acredito muito naquela premissa que muita gente diz quando a gente tá grávida "nada te prepara para o que acontece depois" e acho que a gente vai aprendendo no dia a dia sim. Mas eu queria ter contratado logo uma especialista em amamentação e ter achado logo uma pessoa (além do meu marido) pra me ajudar nos primeiros meses. Aqui acabou sendo minha mãe, mas acho que talvez eu deveria ter contratado uma babá ou empregada desde o começo. De noite, eu e o Marco ficamos sozinhos e não me arrependo disso. Foi bom ficarmos juntos nesses momentos de sono e cansaço e até hoje a gente lembra das nossas pequenas aventuras quando a gente dormia uma hora, depois ficava outras duas acordados só pra dar de mamar pras duas.

Pra mim, os primeiros três meses foram muito difícies. Quando eu resolvi dar apenas o meu leite para as meninas (consegui uma semana) eu não saía do sofá. Era o tempo I-N-T-E-I-R-O dando peito. Eu queria ter tido mais paciência comigo mesma. Eu queria ter deixado um pouco de escutar os outros e escutado a mim mesma quando eu sabia que aquele era o momento de me doar completamente para as minhas filhas. Eu queria ter entendido que aquilo era apenas uma fase. Eu queria ter escutado mais a minha mãe quando ela dizia "essa fase vai passar". Mas parece que tudo é infinito, você não dorme, você é um alimentador ambulante e elas só dormem. Eu queria ter lido o livro "A maternidade e encontro com a própria sombra" da Laura Gutman, mas comecei e fiquei com o medo da responsabilidade que cai sobre a mãe na vida de um filho. Eu queria ter segurado mais as meninas no colo, eu queria ter levado aquela fase de uma forma mais leve, acho que é isso.

Eu queira saber que aquela fase ia passar, que eu ia dar conta, como todas nós mães de um, dois ou mais bebês damos conta no fim de cada dia. É claro que cada um tem sua experiência e isso foi outra coisa que eu aprendi neste tempo todo. Eu não consegui e até hoje não consigo sair sozinha sem todo um esquema ser acertado, por exemplo. Eu e o Marco nunca mais saímos juntos sozinhos, a não ser que fosse resolver um problema ou algo do tipo. Mas conheço algumas mães de gêmeos que conseguiram fazer muita coisa, inclusive ter vida social, em algumas ocasiões, graças a ajuda de babá e etc. A gente escolheu um caminho diferente que tem suas vantagens e desavantagens. Cada um tem o movimento das coisas, mas uma certeza aparece: a vida muda muito e tem tanta coisa boa nessa mudança.

Se eu estivesse grávida agora, e eu queria ter certeza de que no fim, eu ia conseguir cuidar das duas sozinha, colocar todos aqueles meus sonhos em prática, como eu imaginava. Saber que eu ia sofrer um pouquinho, mas ia valer a pena. E sim, não há nada mais gratificante do que ouvir aquelas duas gargalhadas ao mesmo tempo.

9 comentários:

  1. Tati, amei seu post!! estou gravida de 30 semanas de 2 meninas, e acho que voce escreveu para min!! precusava dessas palavras hoje!! obrigada! abs da Deborah

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom, Deborah! Fico feliz! Prepare-se para a melhor aventura da sua vida! É bom demais, acho que por isso é tão difícil ;) E qualquer coisa, se quiser desabafar, conversar, estou por aqui. Só me mandar um email.Beijos

      Excluir
  2. Tati, tenho certeza que você fez o seu melhor, não se cobre tanto. Uma coisa é certa nós mães de multiplos precisamos de ajuda e isso não diminui nosso papel.
    Eu escutei uma coisa do meu obstetra e é a mais pura verdade: "Thalita não tenha vergonha de pedir ajuda, seja uma mãe feliz para que seus filhos também sejam".
    Hoje estou mega feliz meus bebês fazem 9 meses, e para variar vai ter festinha, eles adoram e eu também hahaha.
    Beijos nas 3.
    Thalita, mãe dos gêmeos Nicolas e Rafaela.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também acho, Thalita! Minha obstetra também dizia "mãe feliz, bebês felizes" e acho que hoje estou bem feliz com as decisões que eu tomei. Acho que ajuda é muito bom, especialmente no início, mas agora estou me virando bem sem ninguém. É cansativo, mas era o que eu queria.
      Feliz 9 meses para o Nicolas e Rafaela, fase boa demais!
      Beijos

      Excluir
  3. Que texto lindo. Que experiência linda!
    Que Deus me ajude a experimentar tudo assim, intensamente como você e aproveitar cada momento que, pelo jeito, passa tão rápido. Tantos sonhos e medos num mesmo lugar, que o coração de mãe de primeira viagem parece querer saltar pela boca.
    Felicidades pra você e sua família linda! Que suas pequenas sejam muito felizes!
    :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pelas palavras, Bruna! Acho que é isso, como você disse, a gente está nessa vida é para viver tudo intensamente mesmo. E você vai ver que agora vai ter essa oportunidade, como nunca. Muitas felicidades para você e suas meninas também. Qualquer coisa, se você quiser conversar, estou aqui.
      Beijos

      Excluir
  4. Tatiana, esse trecho aqui ó: -" Eu queria ter deixado um pouco de escutar os outros e escutado a mim mesma quando eu sabia que aquele era o momento de me doar completamente para as minhas filhas. Eu queria ter entendido que aquilo era apenas uma fase. ... Eu queria ter lido o livro "A maternidade e encontro com a própria sombra" da Laura Gutman... Eu queria ter segurado mais as meninas no colo, eu queria ter levado aquela fase de uma forma mais leve, acho que é isso." - parece que foi escrito por mim! Até assustei quando li. Todos esses seus quereres são exatamente aqueles pelos quais eu me lamento até hoje. Mas como na nossa vida não tem um botão rewind, fico feliz por eu ter a capacidade de enxergar com clareza os meus erros e fazer diferente da próxima vez. Queria te dizer também que sempre que dá, apareço por aqui. Mas às vezes, quando começo a escrever um comentário, tenho que parar porque o Felipe me chama...Até hoje não consegui comentar no Mompetition 2!!!! Mas quem sabe um dia a gente não se encontra pra trocarmos figurinhas e nossos pequenos se conhecerem? Beijo!!

    ResponderExcluir
  5. foi otimo pra mim ler esse post e um outro sobre a questao de aceitar ajuda e td mais..confesso que ainda estou bem confusa e apesar de vc ter se oferecido pra conversar um pouco a outras meninas, vc eh tao querida e prestativa que me senti na liberdade de ja fazer isso e ja te mandei um email hehehe

    mas ainda sobre essa outra questao, tb queria falar com vc.
    mas eu aguardo mais um pouco :)

    beijos querida!
    seu blog tem me ajudado MUITO!! a repensar e pensar em mtas cosias!

    :* :* :*

    ResponderExcluir
  6. De vez em quando veio reler seus posts...eles.me fazem tão bem que tenho vontade de ser sua amiga ínfima pra passar dias e dias falando só sobre gêmeos!!! rs E a saudade que já estou pensando em sentir da barriga? To com 21 semanas, amando cad aum dess dois meninhos aqui mais e mais!

    ResponderExcluir